segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Estação de Caminhos-de-Ferro de São Bento


É no Porto, claro. Na Baixa.

Entrou em serviço em 7 de Novembro de 1896, mas só foi inaugurada oficialmente em 5 de Outubro de 1916. Nesta altura andar de automóvel era um verdadeiro luxo e o comboio surgiu como uma excelente alternativa. Ainda hoje é!

Sobre ela já correu muita tinta, de certez mais do que sobre o TGV.
É famosa pelos seus paíneis de azulejos, do pintor Jorge Colaço, que cobrem 551 metros quadrados de superfície e representam sobretudo cenas da História do Norte do País. Lindos!

A revista norte-americana Travel+Leisure, referiu-se à estação de S.Bento como uma das “ 16 estações mais bonitas do mundo”, chegando a compará-la com a arquitectura parisiense do séc. XIX. Um luxo!
Entrar em S. Bento é entrar na história e ainda bem que foi um dos monumentos recuperados recentemente.



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Apresentação do tema


O Porto cresceu tanto. Desde o tempo dos meus avós que iam passar férias à Foz, construiu-se, remodelou-se, criaram-se novas modas, surgiram hábitos diferentes, correu-se  ‘pra fora da Baixa ‘pra viver, ‘pra comprar, ‘pra correr e ‘pra “curtir a noite”.

Passaram duas gerações.

E a pouco e pouco a Baixa vai ganhando voz outra vez.

Algumas lojas reinventaram-se; monumentos históricos ganham altura, jovens falam, riem, mexem a noite; e as luzes recomeçam a brilhar.

É isto que eu sei porque o vejo todos os dias, porque ouço as conversas de família e porque de dia ‘pra estudar e à noite ‘pra estar com os amigos eu corro para a Baixa.